Nenhum icone

Informações em Saúde Alimentos

Informações em Saúde Alimentos

A saúde é direito de todos e dever do Estado. Controlar os fatores de risco que podem levar à transmissão de doenças e executar ações que possam eliminar, diminuir ou prevenir estes riscos são atribuições da Vigilância Sanitária.

O objetivo deste manual é orientar o consumidor, diminuindo o risco de doenças. Aqui você saberá quais as condições adequadas de higiene e as condições dos produtos "in natura", dos alimentos prontos para consumo, assim como os cuidados com água e alimentos nos domicílios.

Cuidados Gerais na Compra dos Alimentos Cuidados Especiais na Compra dos Alimentos
Verificação da Rotulagem
Verificação da Embalagem
Observações Gerais Carne bovina
Carne de aves
Carne suína
Embutidos e frios
Pescados
Salgados
Leite e laticínios
Ovos
Pães
Frutas, Legumes e Verduras
Alimentos Prontos e Semiprontos
Alimentos congelados prontos para o consumo
Gelo
Bebidas

Cuidados Gerais no Preparo e Manuseio dos Alimentos Em Casa Cuidados Especiais no Preparo e Manuseio dos Alimentos Em Casa
Carnes bovina e suína
Pescados
Carne de aves
Hortaliças e frutas
Leite
Ovos
Alimentos com maionese
Alimentos congelados prontos para consumo

Limpeza e higiene
Dos reservatórios de água
Da cozinha e utensílios

A - CUIDADOS GERAIS NA COMPRA DOS ALIMENTOS

Os estabelecimentos que vendem alimentos, sejam crus ou prontos, devem ser limpos (pisos, paredes, móveis) e sem insetos e roedores. Os funcionários que entram em contato com os alimentos precisam estar uniformizados, com calçados fechados, com cabelo coberto, de mãos limpas e sem enfeites; unhas aparadas, sem pinturas e limpas e não podem manipular dinheiro e alimentos ao mesmo tempo. Enquanto manipula alimentos, a pessoa não pode fumar. A presença de animais é proibida nas dependências internas do estabelecimento.
Os supermercados e restaurantes devem ter banheiros para o público, separados por sexo, com todas as instalações adequadas.
Detergentes, desinfetantes, inseticidas, pesticidas e outros produtos semelhantes não podem estar próximos ou em contato com alimentos.
Antes de comprar qualquer alimento, observe suas condições de armazenamento.

Comentários